Um novo superior geral para o Instituto Bom Pastor

Comunicado da Casa-geral

O capítulo geral do Instituto Bom Pastor, reunido em Courtalain de 26 de agosto a 1° de setembro, elegeu, no dia 28 de agosto, festa de Santo Agostinho, o reverendíssimo Padre Luis Gabriel Barrero Zabaleta como Superior Geral do Instituto Bom Pastor. O capítulo elegeu também os reverendíssimos padres Paul Aulagnier e Yannick Vella como assistentes do superior geral.

O padre Luis Gabriel Barrero Zabaleta nasceu no dia 5 de dezembro de 1966 em Bogotá, na Colômbia. Após sua formação sacerdotal, recebida no seminário Nossa Senhora Corredentora em La Reja (Argentina), ele foi ordenado padre em 14 de dezembro de 1997. No seio da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, exerceu seu ministério em diversas responsabilidades pastorais no Chile.

A partir do ano 2000, e durante 14 anos, exerceu seu ministério na diocese de São Bernardo, no Chile, perto da capital Santiago, onde ele foi vigário e depois pároco. A partir de 2014 ele juntou-se ao Instituto Bom Pastor, e reside na casa de Bogotá, na Colômbia. Ele tornou-se o superior dessa mesma casa em 2017.

Logo após sua eleição, o novo superior geral, na fidelidade às tradições fundadoras, quis chamar a atenção de todos os padres do instituto para a situação do mundo e para a importância dos métodos tradicionais como uma resposta dos bons pastores às necessidades modernas: Em nossa época, marcada pela ausência de vida interior e pela superficialidade, os membros do Instituto devem ser verdadeiramente uma luz para o mundo por meio de seu espírito de fé, esperança e caridade. E eles não poderão o ser senão por meio de um aprofundamento contínuo da vida interior, ancorada na solidez de suas convicções tradicionais. É o único meio que permitirá não se deixar vencer pelo individualismo ou por uma confiança demasiada nas estruturas em detrimento da verdade e do amor ao próximo.

A fim de cumprir fielmente sua função, o padre Luis Gabriel Barrero pede aos padres, fieis e amigos do Instituto para que rezem por sua missão: O Instituto Bom Pastor é uma obra entusiasmante, plena de futuro e de talentos, que Deus abençoa com suas graças. Ele exprime, finalmente, sua alegria de poderem trabalhar assim, todos juntos, padres e fieis, pela realização da vontade de Deus.

Pe. Mateusz Markiewicz
Secretário-geral

Fonte: https://www.institutdubonpasteur.org/2019/08/28/elementor-6384/