Um amigo nosso enviou-nos recentemente um texto contando a história do combate pela instalação e manutenção do Rito Antigo em Montes Claros. O exemplo nos parece bastante interessante para encorajar novos grupos que, em suas respectivas cidades, encontram muitas vezes resistências que são causas de desânimo. Mas já dizia o poeta: “Tudo vale a pena quando a alma não e pequena“.
Segue o texto:
Fonte: Blog Escritos Católicos
Retorno da Missa Tridentina em Montes Claros: uma história de grandes lutas
Por Edição do Blog
![]() |
Missa tridentina na Igreja Matriz: momento solene da consagração |
“Perante as dificuldades, o que me anima é saber que, desde o retorno da Missa Tridentina em nossa cidade, em 25/08/2012, dia do soldado, os membros da SSVM estiveram e estão obrando em cada missa tradicional realizada para promover este Tesouro da Igreja”.
Tínhamos o apoio do então arcebispo emérito de Montes Claros, D. Geraldo Majela de Castro, que entendia nosso desejo sincero e nos auxiliava diplomaticamente, inclusive em comunicações com o agora ex-arcebispo D. José Alberto Moura. Depois de um período de tratativas, e munidos de um abaixo-assinado, iniciado em 2011, colhemos mais de 400 assinaturas de católicos que pediam a Missa Tridentina. D. José, solícito, paternal e sensível, concedeu-nos benevolamente, em 2012, aquilo a que há tanto aspirávamos. Foi-nos dada a Matriz para, aos sábados pela manhã, realizarmos o nosso intento. Nada mais justo do que devolver à cidade, no exato ponto onde ela nasceu, a Missa celebrada àquela época.
Coube então ao saudoso Pe. Henrique Munáiz Puig, S.J., de feliz memória, assumir rezar a missa para nossa comunidade de fiéis. As dificuldades eram muitas. Sem poder ao menos guardar as alfaias e paramentos necessários na sacristia da igreja, tínhamos que transportá-las para cada uma das celebrações. E isto sem falar no próprio transporte do padre, já quase octogenário, que precisava do nosso traslado. Pe. Henrique levou com galhardia a reza da Missa; às vezes se apoiava nos bancos na hora do sermão, pois sua saúde dava sinais de que já não era a mesma. Finalmente, reconheceu que não reunia mais força física para tal empreendimento. Assumiu, então, a titularidade da capelania informal dos fiéis da Missa o Pe. Gledson Eduardo Miranda Assis.
![]() |
Pe. Deângeles em homilia durante a celebração da Missa Tridentina no Santuário Bom Jesus |
![]() |
Fiel recebe Sagrada Eucaristia das mãos do Pe. Michel |
Este é o breve histórico do retorno da Missa Tridentina em Montes Claros. Deus é nossa testemunha de todo empenho e oração que nos custou a manutenção de tão grande herança eclesial e litúrgica. Tribulações não nos faltaram, porém, o que de grande se faz sem a cruz? Louvamos o Senhor, pois em nós e através de nós tem feito um grande bem a muitos.