Aconteceu na Capelania (Outubro/2018)

Festas em honra a Nossa Senhora e eleições, marcam o mês de Outubro

Neste mês de Outubro, dedicado ao Rosário, foi também um mês para honrar a Santíssima Virgem. A começar pela festa de Nossa Senhora do Rosário, seguida pela principal festa do povo paraense, o Círio de Nazaré.

Neste ano, os enfermos internos no Hospital Beneficente Portuguesa, participaram das homenagens à Mãe de Deus através do II Círio do Hospital Beneficente Portuguesa. Para completar, também houve programação para a festa dedicada à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Os fiéis da Capelania se reuniram tradicionalmente para acompanhar a Trasladação.

Por ocasião do período eleitoral neste mês, os sacerdotes responsáveis, instruíram aos fiéis a não buscarem, de forma cega, um salvador nos políticos. Acerca disto, destaca-se o artigo do Pe Ivan Chudzik publicado no Pusillus Grex desse mês:
“O Homem é um animal político, mas não pode se tornar um político animal”.

Recebemos a visita do padre Marcos Mattke, vindo de Brasília [ouça aqui o seu Sermão]. O Padre também deu uma conferência sobre o Concílio de Trento, veja aqui.

O Congresso de 10 anos de Missa Tridentina continua em destaque

Relembrando o evento ocorrido em Agosto, foram publicadas aulas ministradas durante o Congresso 10 anos de Missa Tridentina em Belém:

* O que é a Liturgia – Seminarista Gian Strapazzon

* A Atuação do IBP no Brasil em Favor da Missa Tridentina – Padre José Zucchi

* A Pastoralidade do Rito Romano Tradicional – Padre Ivan Chudzik

* A comissão Ecclesia Dei – padre Mateusz Markiewicz

IBP pelo mundo

Na coluna “IBP pelo mundo”, tivemos uma breve explicação sobre o apostolado do instituto na Colômbiaveja aquie o lançamento do novo site do Seminário São Vicente de Paulo, do IBP.

Também foi publicado um artigo sobre o Volto Santo, da cidade de Lucca, na Itália.

Mês do Rosário

Neste mês, o Rosário foi recitado no primeiro sábado diante do Santíssimo Sacramento; e a Capela da Imaculada, no Hospital Beneficente, recebeu seu novo ostensório. Ao longo de outubro, o Santíssimo Sacramento ficou exposto antes das Missas enquanto o terço do Rosário era recitado na capela diariamente.

Finalizando o mês com grande júbilo, tivemos a Festa de Cristo Rei, exaltando a realeza de Nosso Senhor. Confira o Sermão e as fotos.