Concerto comemorativo dos 10 anos de Missa Tridentina em Belém

Abrindo as comemorações dos 10 anos da Missa Tridentina em Belém, ontem (12/8) foi apresentado o concerto de Música Antiga “A música a serviço do Altar. Do gregoriano ao barroco” no Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Com grande presença de público, o evento contou com a participação dos corais gregoriano e polifônico da Capelania, além de uma orquestra de cordas formada por alunos de instituições musicais tradicionais da cidade.

WhatsApp Image 2018-08-12 at 22.37.37.jpeg

Foram apresentadas peças vocais gregorianas e polifônicas como o hino “Virgo Dei Genitrix” e o “Pange Lingua” de Frei Jesuíno do Monte Carmelo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Destaque para as peças executadas por padre Pedro Gubitoso, IBP., “Sarabanda, Suíte Francesa nº 5 em G Maior”,BWV 816 de J. S. Bach e o “Kyrie” de la Messe du Suxième ton de André Raison num positivo “Holzgedackt” gentilmente emprestado pela Fundação Carlos Gomes especialmente para o concerto. Este também foi usado no “Adágio” para cordas e órgão de Albinoni. Foi também apresentado um movimento do concerto de J. S. Bach para 2 violinos em ré menor “Largo ma non tanto”, o “Magnificat” de Charpentier a 3 vozes e o “Canticorum Iubilo” encerrando o concerto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A realização do concerto contou com a colaboração do Instituto de Ciências da Arte -UFPA e da Fundação Carlos Gomes, a quem agradecemos a prestimosidade e amizade.