Aconteceu na Capelania (Abril/2018)

Paciência e Doutrina marcam o mês de abril na Capelania

Abril foi um mês importante para a Capelania de Belém, marcado pela retomada de alguns processos importantes e também pelo início de outros, em meio à mudança para a Capela do Colégio Santo Antônio durante o Tríduo Pascal, no fim do mês de março.
Entre as Missas celebradas no decurso de abril, destacam-se:
Páscoa (1)
-Anunciação da Santíssima Virgem (9), transferida do dia 25/03
-Em honra a Cristo, Bom Pastor, Padroeiro do Instituto, seguida de procissão (15)
Procissão das Ladainhas Maiores e missa de São Marcos, Evangelista (25).

 

Além das celebrações na Igreja de Santo Antônio, todas essas Missas também foram celebradas pelo Capelão, Padre Ivan Chudzik, na Capela do Hospital Beneficente Portuguesa, o qual agora conta com a participação de um coral feminino em todas as Missas dominicais.

Continuidade

Como toda mudança, foi iniciado um processo de adaptação e também de ajustes de algumas atividades, além do início de outras.

As aulas de Latim, Sagrada Escritura, Catequese e demais formações, já foram retomadas. Elas haviam ficado suspensas desde o final da Semana Santa devido à necessidade de maior recolhimento e oração que o período requer.

Assim, as aulas de Sagrada Escritura seguem às terças-feiras, as de Latim, às quintas-feiras, e a Catequese permanece aos sábados.

A formação deste mês ocorreu dia 28, ministrada pelo Padre José Zucchi, com o tema: Cristo, Nosso Bom Pastor, a qual além de proporcionar muita informação aos participantes, também possibilitou uma grande reflexão quanto a importância da relação entre Nosso Senhor enquanto Pastor e as suas ovelhas, e como tirar melhor fruto dessa nossa dependência para a vida espiritual.

Novidades

Grupo de Moças – Ainda no final de abril foram definidos os rumos iniciais do grupo de moças da Capelania, o qual possui por finalidade a formação católica essencialmente feminina, além de promover o convívio social e também beneficente, tendo como Diretor o Padre Ivan Chudzick, e Santa Teresa de Jesus (De Ávila) por padroeira.

Novos Acólitos – A Capelania conta com novos acólitos que chegaram para auxiliar nas Missas e demais atividades que o apostolado oferece.

Lojinha – Missais, livros, véus, Escapulários e demais materiais voltados à formação e auxiliares na prática da devoção católica estão disponíveis na Lojinha da Capelania, a qual funciona todos os domingos, antes e depois da Santa Missa, na Capela do Colégio Santo Antônio.

Colaboração – A Capelania passou a contar com mais estrutura para as atividades – e naturalmente, mais estrutura demanda maior trabalho e também maior necessidade da colaboração dos que integram o Apostolado. Seja doando material, alimento, material de limpeza, ou mesmo doando um pouco de seu tempo, procure saber junto aos padres (pessoalmente, ou mandando um recado) de que forma você pode colaborar com o apostolado.

Deus abençoe!